Correio Popular Notícia



INAUGURAÇÃO
Ji-Paraná ganha novo Pronto Socorro

Data da notícia: 25/10/2012
Foto:

>A obra do novo pronto socorro avaliada em R$ 600 mil oferecerá uma Semi-UTI

(Josias Brito) Inaugura hoje (25), a partir das 9h, o mais moderno e novo pronto socorro de Ji-Paraná. Localizado ao lado do Hospital Municipal, a nova unidade oferecerá a população quatro tipos de atendimentos prioritários. Os recursos para construção e compra dos equipamentos foram assegurados pelo Governo do Estado de Rondônia, com contrapartida do município. Foram investidos R$ 600 mil para a construção, compra de equipamentos e aquisição de duas ambulâncias equipadas.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121025-151.jpg[/IMG] Conforme o secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma, a unidade pretende suprir a demanda de pacientes vindos de mais de 10 municípios da região central do estado e ainda os municípios de Colniza e Rondolândia, que fazem parte do Estado do Mato Grosso. ?O pronto-socorro vai oferecer atendimentos nas especialidades de cardiologia, ortopedia, neurologia, pediatria, obstetrícia, clínica geral e cirurgia, além de uma Semi UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)?, lembrou o secretário de Saúde.
Abahim Chamma destacou que o local tem 550 metros quadrados de área construída, com nove leitos de observações para emergência; um leito Semi-UTI e três boxes de emergências. Além de local para triagem realizada por enfermeiros seguindo a escala de Manchester, uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento e mobília moderna e adequada, garantindo o conforto do paciente.
O novo pronto socorro dispõe ainda de aparelhos eletrocardiograma, oxímetro de pulso, carrinho de emergência, aspirador, monitor cardíaco, respirador, foco cirúrgico e desfibrilador. "A nova unidade irá beneficiar todos nós. A obra foi realizada graças a parceria entre a Câmara Legislativa de Ji-Paraná e a prefeitura do município", ressaltou o Abrahim Chamma.

ATENDIMENTOS ? O secretário de Saúde, médico Abrahim Chamma lembrou que além da abertura das portas do PS, haverá planos que prevê uma reformulação nas urgências e emergências, com a inclusão do protocolo de Manchester de classificação, a exemplo do que já vem sendo realizado em outros centros de saúde.
Segundo o secretário, os pacientes serão classificados de acordo com a gravidade do problema por enfermeiros treinados. O sistema já é usado com sucesso na iniciativa privada. ?Esperamos com isso desafogar os atendimentos, que terão uma redução nos casos de urgência?, disse, lembrando que no inicio deste mês, as equipes que irão atuar no novo PS, foram treinadas para qualificar, ainda mais, o atendimento a população.
O protocolo de Manchester foi definido em quatro etapas. A primeira de emergência, a segunda urgência, a terceira urgência relativa e a quarta ambulatório.

Fonte:






Noticia vista 1634 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.